top of page
Cultivo protegido
A produção vegetal orgânica do Rancho São Francisco conta atualmente com 186 estufas, resultando em uma área certificada de 15,50 hectares em suas unidades de produção nos municípios de Teresópolis/RJ e Duas Barras/RJ. Esta área é dedicada ao cultivo de temperos, folhosas e legumes diversos. Com a instalação das estufas, reduzimos o impacto das variações climáticas sob os produtos, garantindo padronização e qualidade em todas as estações do ano. As estufas garantem que o produto cresça protegido e com conforto térmico, sendo este regulado com o controle da umidade.
O cultivo protegido também reduz a incidência de doenças e pragas nas plantas, resultando em plantas sadias e bem desenvolvidas. Também pode-se notar que o plástico difusor resulta em uma maior incidência de luz nas plantas, aumentando fotossíntese e revertendo em maior produção.
Além dos benefícios gerados aos produtos, também há benefícios gerados ao meio ambiente. Com o uso de micro aspersores, conseguimos reduzir o consumo de água em até 70% quando comparado a irrigação convencional e produção orgânica sem esta tecnologia. Há também o reaproveitamento da água da chuva que cai sob os plásticos que cobrem as estufas, esta água é drenada por meio de calhas e tubulações, sendo reaproveitada na irrigação das hortaliças.
Atualmente o Rancho São Francisco é referência no Estado do Rio de Janeiro e se encontra em expansão, abrindo possibilidades de parcerias em licenciamento produtivo.
Além disso, o Rancho São Francisco conta com profissionais capacitados e treinados para a produção vegetal orgânica em estufas, garantindo que todo o processo seja acompanhado e aplicado com a metodologia ideal para a produção.
Cultivo protegido: Novidades
bottom of page